CRVR Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos

UVS da CRVR participa de ação em horta comunitária

data: 26 de janeiro de 2021

A Unidade de São Leopoldo contribuiu para o plantio de hortaliças destinadas à comunidade

No dia 13/01, a Unidade de Valorização Sustentável da CRVR, em São Leopoldo, participou de mais uma ação do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade (PASEC), promovida pela Universidade Vale dos Sinos (Unisinos). Na ocasião, a CRVR disponibilizou uma retroescavadeira e operador para remoção da terra e nivelamento do terreno, além de um colaborador para roçar a horta comunitária, que faz parte do “Projeto Horta Mãe-da-Terra: educação ambiental e cidadania”.

A parceria, que ocorre desde 2015, beneficia cerca de 60 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. A bióloga da Unisinos, Daiani Fraporti dos Santos, destaca a dificuldade em encontrar mão-de-obra para a elaboração e manutenção dos canteiros. Assim, o apoio dos funcionários da UVS da CRVR é fundamental para a ampliação da produção de hortaliças orgânicas que, após a colheita, são consumidas pelos participantes do projeto e seus familiares.

Uma iniciativa simples, mas que pode impactar positivamente na vida de centenas de pessoas da comunidade local. Durante as atividades do “Dia do Voluntariado”, realizadas antes da pandemia, os colaboradores da Unidade realizaram mutirões de limpeza e plantio na horta. As crianças e os adolescentes que integram o projeto também foram convidados a conhecer a Unidade da CRVR e receberam orientações sobre educação ambiental, reciclagem e a importância da preservação do meio ambiente.

Sobre a visitação à Unidade, a bióloga relembra um momento marcante, “eles ficaram impressionados com a quantidade de resíduos gerados pela população. E alguns ficaram muito felizes em conhecer o aterro, porque era o lugar de trabalho dos pais deles”.

 

Os comentários estão desativados.