Aterro Sanitário+
O aterro sanitário é um espaço destinado à disposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, que segue princípios da engenharia e normas operacionais específicas, permitindo o confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e saúde pública.
Tratamento de efluentes+
A CRVR dispõe de tecnologias diversificadas para o tratamento dos efluentes líquidos (popularmente conhecidos como chorume) dos seus aterros, operando com uma estação destinada ao processo de remoção dos contaminantes através da aplicação de métodos físicos, químicos e biológicos.
Captação e queima de biogás+
A CRVR implantou de forma pioneira no sul do país um novo sistema de captura e oxidação térmica do biogás gerado em seus aterros. A empresa recebeu a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a execução do projeto, o que a autorizou a operar no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto. Com o novo sistema, a empresa chega a destruir até 98% do gás metano presente na composição do biogás gerado em seu aterro sanitário, correspondente a uma redução anual de 400 mil toneladas equivalentes de CO.
Aproveitamento energético+
Os efeitos da queima do biogás contribuem para a redução da emissão de gases do efeito estufa e a preservação do meio ambiente. A CRVR inaugurou no ano de 2015 uma unidade de geração de energia na Central de Resíduos do Recreio localizado na cidade de Minas do Leão/RS, com previsão para breve da inauguração de mais duas unidades em Santa Maria e São Leopoldo.
Poços monitoram o lençol freático
Camada protetora de argila
Dejetos prensados
Canos que recolhem o chorume e o biogás
Camada protetora de argila
Barreira de manta de plástico
Camada protetora de argila
Areia para
impedir infiltração
Drenos de emergência
Solo original
Sensores para captar
rupturas na manta
Camada protetora de argila